xitizap # 52

desdentar um monopólio

à espera de Godot

tarifas Eskom

Eskom e Mphanda Nkuwa

astro stuff

soltas

 

 

NASA - estudar o Sol e Meteorologia Espacial

 

Além de influenciarem o clima da Terra, as dinâmicas do Sol podem também exercer significativas influências em vários sistemas tecnológicos terráqueos: redes e substações eléctricas, satélites de comunicações e sistemas de navegação.

 

E para que melhor se compreenda a influência do Sol na Terra e no seu espaço-próximo, a NASA lançou em Fev 11 o Observatório Dinâmicas do Sol (SDO – Solar Dynamics Observatory) que, numa missão de 5 anos, captará diariamente cerca de 1.5 terabytes de imagens e informações sobre a “meteorologia espacial”. Os principais produtos desta missão DSO serão medições do interior do Sol, do seu campo magnético, do plasma quente da corona solar e da irradiância que cria as ionosferas dos planetas.

 

Por recurso ao SDO, a NASA, que visa avançar o estádio de previsibilidade dos impactos solares na Terra, pretende melhorar substancialmente o entendimento das variações da irradiância solar e do modo como se gera, estrutura e destrói o campo magnético do Sol. A missão tem também como objectivo compreender os mecanismos através dos quais a energia magnética armazenada no Sol é convertida e lançada para a heliosfera e geo-espaço sob a forma de vento solar carregado de partículas energéticas que acabam por interagir com o campo magnético da Terra causando por vezes graves disrupções nos nossos sistemas tecnológicos (blackouts eléctricos, interrupções nas comunicações via satélites e disfunções nos sistemas de navegação p.e.)

 

leia mais em

http://sdo.gsfc.nasa.gov/mission/about.php