Anadarko anuncia

descoberta de Gás no offshore de Moçambique

 

Houston, fev 18, 2010

 

A Anadarko Petroleum Corporation anunciou que o seu furo de exploração Windjammer encontrou gás natural aproximadamente a 46km da linha de costa de Moçambique no offshore da bacia do Rovuma.

 

18 de Fevereiro 2010 - um dia de grandes descobertas

fonte: Anadarko

 

As recompensas da exploração offshore

 

… e de um atractivo quadro de investimentos

 

 

O caso da Anadarko na Bacia do Rovuma

 

fonte: GLG (www.glggroup.com), Fev 21, 2010

tradução livre por xitizap

 

A descoberta de gás na Bacia do Rovuma (Moçambique) - um dos poucos deltas Terciários do mundo ainda inexplorado -, é mais um outro notável caso do crescente sucesso da exploração de reservas de hidrocarbonetos em águas profundas.

 

Estes sistemas deltaicos, que provavelmente são dos sistemas deposicionais clásticos mais importantes em termos de reservatórios faciologicamente favoráveis, podem constituir-se como importantes ambientes de deposição de rochas geradoras de hidrocarbonetos. No sudeste asiático e na Australásia por exemplo, este tipo de deltas aparenta ter gerado uma grande proporção do petróleo ali descoberto.

 

Note-se que as rochas geradoras e de reservatório são dois ingredientes críticos na descoberta de estratos horizontais com valor comercial, e vale a pena lembrar que a maioria dos grandes campos petrolíferos do mundo se formou nos deltas de rios antigos.

 

Ao descobrir interessantes camadas de gás natural antes mesmo de atingir grandes profundidades, o furo de exploração Windjammer da Anadarko Petroleum Co. fornece indicações fortes quanto à existência de um rico sistema de petróleo no interior da bacia do Rovuma, e documenta também a expertise desta empresa na utilização de avançados conceitos na análise de bacias combinados com as mais modernas tecnologias sísmicas.

xitizap # 52

desdentar um monopólio

à espera de Godot

tarifas Eskom

Eskom e Mphanda Nkuwa

astro stuff

soltas

 

Filões com alto teor de Tântalo em Muiane

 

VANCOUVER, BRITISH COLUMBIA, Feb 18, 2010

 

Na sequência das suas pesquisas de Tântalo e Lítio na cintura de pegmatites no Alto Ligonha (Norte de Moçambique), a Pacific Wildcat Resources Corp anunciou hoje ter interceptado um filão de alto teor de Tântalo em Maridge numa das suas minas a 7 km NW de Muiane.

 

nota sobre " usos justos "

esta webpage poderá conter imagens e citações sujeitas a direitos de autor, cuja utilização não haja sido especificamente autorizada pelo proprietário desses direitos. XITIZAP torna esta webpage disponível na tentativa de fazer avançar o entendimento da sustentabilidade ecológica e outras questões de justiça ambiental. XITIZAP considera que isto constitui uma utilização justa do material sujeito a direitos de autor tal como prescrito nas secções relevantes das leis planetárias.

Contudo, se porventura XITIZAP houver utilizado involuntariamente qualquer material sujeito a direitos de autor, solicita-se ao detentor desses direitos que traga o assunto à nossa consideração por forma a que o devido reconhecimento seja feito. Caso V. Excia. queira utilizar materiais eventualmente sujeitos a direitos de autor para propósitos que ultrapassem um "uso justo", deverá então obter permissão por parte do detentor desses direitos.

xitizap

é uma iniciativa editorial privilegiando a energia, a sustentabilidade ambiental, a divulgação da astronomia … e outros tópicos da ciência popular