Text Box: Pegadas Microsoft

Aprestava-me eu para o COP15 em Copenhaga quando, à traição, a Microsoft me deu um grande coice.

Este golpe, que na gíria é conhecido como MGA (Microsoft Genuine Advantage), atingiu-me via Windows Update e, em termos práticos, desarmou-me a panóplia Office 2003 em ambiente XP.

Embora propagandeada como legítima pelos imperadores do software - segundo eles o MGA é uma eficaz defesa contra a pirataria -, importa notar que esta agressão Microsoft não só usa e abusa de sub-reptícias intrusões spyware, mas produz também frequentes falsos positivos e/ou negativos em muito do seu software.

Mesmo assim, e apesar de algumas dificuldades em polarizar estas e outras legalidades no actual quadro de pirataria global, teimei em contrariar a tentativa de knockout, e decidi-me pela reconquista da operacionalidade Office 2003 que há 6 anos aturo.

Levei algum tempo a consegui-lo, porque, no processo, não resisti à tentação de analisar a eco-pegada Microsoft … nem à de me perder nos labirintos da super-taxa que, em Copenhaga, se deveria aplicar a estes incorrigíveis poluidores de lixo electrónico pouco ou nada reciclável.

Felizmente, lá me lembrei que é cada vez maior o crescendo de tribunais (europeus e asiáticos, p.e.) que já vai tratando da saúde a estes monopólios, e, ciente de que um eficaz cloud computing ainda me escapa, optei por accionar um diminuto ficheiro .exe (14 K, pro bono) que facilmente contrariou o asinino coice Microsoft.

Finalmente em modo business-as-usal, pude assim regressar mais tranquilo à minha agenda para a Conferência Climática em Copenhaga (Dezembro 7-18). Uma agenda carregadíssima, em particular, se se tiver em conta que ainda terei que dar um salto a Uraniborg para imaginar como é que Tycho Brahe balancearia clima e energia nestes tempos de peak-oil.

josé lopes

à espera do próximo coice Microsoft

novembro 2009

 

xitizap # 50

 

 

nov 2009

check

 

Mphanda Nkuwa unplugged

 

ou outras edições em

 

 xitizap - almanak

xitizap # 50

Biliões em Copenhaga

Uraniborg

Pico do Petróleo

corredor municipal

pegadas Microsoft

soltas