Estava eu a jogar SimCity Maputo quando me saltou à vista o corredor pedonal Museu - Baixa .

 

Intrigado com a potência deste antigo traço municipal, tentei descer a abandonada escadaria até junto à FACIM, mas, 2 ou 3 lances depois fiz meia-volta e marcha rápida pra cima – um bocadito de cagaço, confesso.

 

No entanto, ainda deu tempo para me impressionar com a brutalidade que vai vingando na ocupação dos espaços à cota FACIM, onde, uma das regras parece ser: Peão não existe!

 

De volta ao jogo, ajustei o Google Earth à rádio oficial, e deu-se então uma coisa engraçada.

 

Enquanto que as imagens da futura jangada FACIM me sugeriam a crescente asfixia de um importante corredor municipal dos Peões, a nova música, essa parecia-me boa - em particular os novos gigs (automotoras, acqua-táxis, machimbombos gás natural).

 

E a brincadeira deu nisto:

 

uma frenética faixa municipal de circulação para peões (incluindo turistas) num eixo Baixa-Museu que, intermodalmente, comunica com a Matola e Catembe.

 

A este corredor, dei-lhe depois uma pincelada com duas ou três outras funcionalidades menores – tipo infra-estrutura de caleiras técnicas (água, electricidade, telecomms, etc), já que é bom não esquecer que a EDM está mesmo a acabar um PS no fundo da escadaria (uma boa barra para electrificar as subidas ...).

 

josé lopes

dezembro 2009

 

xitizap # 50

 

 

dezembro 2009

Museu (hotel cardoso)

Baixa-FACIM

EDM ?

Text Box: Corredor municipal
… em vias de extinção?

caleiras técnicas (subterrâneas)

ascensores eléctricos

xitizap # 50

Biliões em Copenhaga

Uraniborg

Pico do Petróleo

corredor municipal

pegadas Microsoft

soltas