fotos by CERN (mosca)

Centre European de Reserche Nucleáire (Suisse)

 

recorde-se que foi no CERN que nasceu a World Wide Web

 

www.cern.ch

Text Box: xitizap # 3
maio 2003

 

plano de ataque dos clones

Text Box: base
de alvéolos

microscópio
electrónico

10 - 4
metro
0.000 1

scan

foto  by Robert Woodward          us army - reuters

 

 

 

 

olho

da

nova mosca

 

 

 

 

10 -3

metro

Text Box: nano antenas multimedia

10 - 5
0.000 01
ópticas CERN

 

 

No que parece ser uma outra diversificação de negócios, a partir de Junho 2003 a EDM estará envolvida em lixos - para o efeito, a empresa e o Conselho Municipal de Maputo assinaram um contrato de serviços para a facturação e cobrança da Taxa de Lixo em Maputo.

 

Recorde-se que, durante 2002, esta Taxa de Lixo foi objecto de forte contestação por parte dos consumidores; essencialmente por duas razões:

 

primo, porque os consumidores eléctricos se questionavam quanto à legitimidade de uma cobrança coerciva já que os seus contratos com a EDM nunca previram lixos.

 

segundo, porque permanecia intrigante o modo como a exorbitância daqueles valores pudesse um dia corresponder à qualidade no tratamento dos lixos.

 

Marginalmente, não eram poucos os consumidores que se interrogavam quanto às razões que levariam uma empresa como a EDM a diversificar-se por outras facturações e cobranças – sobretudo quando eram e são patentes os problemas e esperas que ela já hoje impinge aos seus próprios consumidores.

 

Entretanto, as crónicas de 2002 registam que,devido à enorme pressão pública, a EDM foi obrigada a retirar-se do negócio do lixo,pelo menos temporariamente.

 

Mas durou menos de 1 ano o limar destas arestas porque, segundo eles, o novo business plan do lixo será implementado a partir de Junho 2003

 

Segundo reporta a própria EDM

 

com a prestação deste serviço a empresa será remunerada pelo Município num valor correspondente a 12,5% do total do valor cobrado, acrescendo-se 2,5% do total cobrado por ano até atingir o máximo de 25%.

 

Curiosamente, repare-se  que este é um imposto sui generis porque, contra o que é costume, esta é uma taxa que toda a gente quer pagar na expectativa de que se cumpram contrapartidas de higiene minimalista na recolha e tratamento de lixos.

 

Por outro lado,e importa aqui notar que este arranjo contratual é também  sui generis num outro aspecto já que, eventualmente, permitirá ao consumidor accionar processos de queixa contra EDM caso a higiene dos lixos não se insira em adequados padrões.

 

E, para que todos os fretes e sapos políticos possam ser calmamente digeridos, espera-se que a EDM inaugure novos eco-balcões

a partir de Junho 2003.

 

 

josé Lopes

 

maputo, maio 2003

 

a mosca … e a taxa do lixo

 

Incompreendidas,

e frequentemente vilipendiadas,

 

algumas moscas de Maputo optaram pela engenharia genética - quando souberam da nova taxa de lixo EDM.

 

E, nesta fértil cidade,

as moscas clonaram-se

com nano-antenas multimedia

 

… para a batalha da taxa.

 

Em escalas de 10,

xitizap conseguiu captar detalhes genéticos da nova mosca, e alguns dos seus planos de ataque.

a mosca e a taxa do lixo