xitizap # 20

Web em perigo?

corrida ao titânio

van Gogh e os astros

rapidinhas

links & downloads

titanopólio

 

 

 

Titanopólio

 

 

o cenário

 

Titanopólio joga-se nas areias minerais de um Índico virtual, e o objectivo do jogo é chegar a um filão de diamantes escondido nos mercados titaníferos.

 

O jogo começou há muito, muito tempo; conta-se mesmo que, à época, Madagáscar e Moçambique faziam parte da mesma plataforma continental.

 

 

a acção

 

Basicamente, as jogadas do Titanopólio fazem-se escavando a Terra – profunda e extensivamente; em processos que envolvem massivas transferências de ma$$as, lodos e areias. Apesar de ser frequente encontrar-se minérios valiosos, estes não devem ser confundidos com o jackpot: os diamantes.

 

Consoante a geografia e qualidade dos depósitos poderá haver, ou não, necessidade de plantar fornos de fundição, para além de portos atravessando estancias turísticas. E, tipicamente, as jogadas no Titanopólio podem obrigar a que se surfem lagos e rios. Embora raramente atinjam dimensões tsunâmicas, as ondas são normalmente cadenciadas por titânicas extracções de água - e pela lavagem de minérios.

 

Por irónica bizarria do destino, em Titanopólio quase todos os depósitos de areias pesadas se localizam em reservas naturais; daí que, à excepção de casos-limite, não seja prudente o recurso à dinamite para abrir portas, acessos e outras perfurações – no mínimo para que as explosões não danifiquem o filão de diamantes.

 

Entretanto, no Titanopólio vinga a ortodoxia de uma regra pouco usual: os interesses minerais têm que tomar em conta os interesses dos humanos comuns. Uma regra que requer uma subtil governação já que tanto pode introduzir ruído como transparência nas jogadas. E, afinal, se os consumidores não existirem, então não há mercado.

 

 

as cartas de Titanopólio

 

Escolhido um cavalo, cada jogador terá direito a apostar em três (3) cartas mutantes, mais um Joker. O baralho de K cartas será aberto ao longo de 3 edições titanopoly.xitizap.com

 

O ritmo do jogo dependerá muito dos cavalos escolhidos – e da sorte do apostador.

Por vezes, o jogador de Titanopólio poderá sentir que os timings lhe escapam ao controle. O que é normalmente correcto, já que, embora não pareça, existem subtis diferenças entre os vários boards e conselhos de administração dos estábulos. 

 

 

bónus e penalizações

 

Da habilidade e sorte do jogador dependerão os bónus e penalizações.

Por vezes, um pesado ficheiro PDF (tipo > 3 MB) pode esconder a pista dos diamantes - ou ser apenas um castigo de 30 páginas inúteis. Contudo, convém não esquecer que o diabo está nos detalhes.

 

Como o prémio é grande, os riscos também o são.

 

Em Titanopólio, as jogadas poderão ser perturbadas por alterações climáticas, subidas de nível dos oceanos, contracções do mercado de metais do Oriente, ou por súbitas implosões das rotas do petróleo. E importa estar atento às taxas de juro do FED e às bolsas de metais que, não raro, são influenciadas por golpadas corruptas. Especiais precauções devem ser tomadas sempre que surjam sinais de alterações à ordem - mineral sobretudo. E, ocasionalmente, os mais ávidos poderão ser incomodados por comunidades de humanos ofendidos, e até pelos chatos dos ambientalistas.

 

Mas Titanopólio também oferece alguns bónus.

 

Em alguns casos, os bónus poderão surgir de visões energéticas; como por exemplo quando se augure uma mais acelerada transição para veículos híbridos, e para a própria economia do hidrogénio. Noutros casos, os bónus serão oferecidos aos que tenham a coragem de abrir portas à geologia. Em todos os casos, haverá bónus para quem tentar pôr a ecologia humana no posto de comando.

 

Entretanto, no Titanopólio o Google Earth é um must  - não só porque é um recurso muito, muito bom, mas também porque esta versão do jogo é grátis.

 

 

as peças do jogo

 

as peças do jogo são representadas por 6 cavalos:

 

Lilly Billigton

Rio Tonto

“Tough Irish” Mare

Xilobeni King

Tio Mário

Namakwla mule

 

 

disclaimer

 

muito embora em Titanopólio os vectores do jogo possam ser fortemente influenciados pelas decisões dos imperadores do titânio – e por isso mesmo há sempre dicas importantes a reter nos links públicos – eu aqui garanto que é pura coincidência qualquer semelhança entre os cavalos e as seguintes empresas: BHP Billiton, Rio Tinto, Kenmare, Tiomin, Anglo-American, Mineral Commodities, etc.

 

 

click and enjoy the game !

 

 

josé lopes

 

agosto 2005

 

no Canal de Moçambique

 

 

diamantes marinhos

 

separados os concentrados dos vários minérios pesados, começa a excitação do grande final:

 

a extracção de diamantes!

 

Na maioria dos casos, as fontes primárias deste tipo de diamantes estão por identificar — o que as torna um alvo-chave para quem pretenda obter reservas a longo prazo.

 

diamonds are forever … como dizia uma diabinha.