titânio

titanium

 

número atómico                 22

símbolo atómico                 Ti

peso atómico                     47.90

configuração electrónica:   [Ar] 4s2 3d2

 

história

 

(Latim. titans, os primeiros filhos da Terra, mitologia)

 

descoberto por Gregor em 1791; nome atribuído por Klaproth em 1795. Titânio impuro foi preparado por Nilson e Petterson em 1887; contudo, o metal puro (99.9%) só foi preparado em 1910 quando Hunter aqueceu Ti Cl4 com sódio numa cápsula de aço.

 

fontes

 

para além do Chibuto, o titanium está presente em meteoritos e no Sol. As rochas obtidas durante as missões lunares Apolo 17 mostravam a presença de 12.1% de Ti O2.

 

as bandas de óxido de titânio são proeminentes nos espectros de estrelas tipo-M. Em termos de abundancia na crosta da Terra o titânio é o nono elemento e está quase sempre presente em rochas ígneas e em sedimentos delas derivados.

 

O titânio ocorre nos minerais rútilo, ilmenite e esfênio e está presente em titanatos e muitos minérios de ferro.

 

O metal não passava de uma curiosidade laboratorial até que, em 1946, Kroll demonstrou que o titânio poderia ser produzido comercialmente através da redução do tetracloreto de titânio com magnésio, um método que ainda hoje é extensivamente usado. O metal pode ser purificado por decomposição do iodeto.

 

propriedades

 

quando puro, o titânio é um metal branco, e lustroso. Tem uma baixa densidade, boa resistencia, é facilmente fabricado, e tem uma excelente resitencia à corrosão. É dúctil só quando livre de oxigénio. O metal, que é combustível no ar, é o único elemento que queima o nitrogénio.

 

reporta-se que o titânio se torna muito radioactivo quando bombardeado com deuterões.

 

usos

 

o titânio é importante como formador de ligas com alumínio, molibdénio, manganésio, ferro e outros metais. As ligas de titânio são usadas principalmente no fabrico de mísseis e aviões onde importa dispor de uma leve resistencia e capacidade para suportar temperaturas extremas.

 

o titânio é tão forte como o aço, mas 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, mas duas vezes mais forte.

 

O dióxido de titânio é extensivamente utilizado na produção de tintas. Os pigmentos de dióxido de titânio constituem o maior uso comercial deste elemento, dado que as tintas de titânio são excelentes reflectores de infravermelhos, pelo que são largamente utilizadas nos observatórios solares onde o calor causa fracas condições de observação.

 

custos

 

o preço do pó metálico de titânio anda à volta de $ 100/lb

 

fonte: American Chemical Society

Text Box:

abril 2004

xitizap # 11

lágrimas de crocodilo

chongoene docks

memórias de Chibuto

titânio

elektro papos

astro stuff

a raça existe?

pixels cipriano (2)

links & downloads