xitizap # 35

 

setembro 2007

 

scans de Trabalho

fotos e texto por Sebastião Salgado

 

edição Caminho (1993)

23 Pequenos grupos de cortadores de cana-de-açúcar são reunidos por cada camião, que os trouxe para os campos. No fim do dia a produção total é avaliada, e o grupo daquele camião recebe uma quantia, que será dividida. Pradópolis, São Paulo, Brasil, 1987.

24 a 29 As brigadas da cana-de-açúcar trabalham em regiões e campos onde não se podem usar máquinas. Mais de um terço da produção cubana é cortada manualmente nos terrenos, e os trabalhadores vêm de várias regiões e têm profissões várias. Continuam a receber metade dos seus salários habituais - além de um bónus pelo corte da cana -, auferindo assim um bom ordenado. Além do pagamento recompensam-nos com «pontos» para a compra de um automóvel (em geral um Lada), que poderão adquirir ao fim de vários anos, a um preço de desconto de cerca de 4000 dólares americanos. Estes homens trabalham na Plantação Central Augusto Cesar Sandino. Província de Havana. Cuba, 1988.

 

 

"O cortador de cana de açúcar é um guerreiro.

O facão é sua espada. Ele vive num mundo hostil, de vegetação hostil e cortante. Ao lutar contra as folhas, ele termina o dia lanhado, coberto pela fuligem da queima do canavial, feita antes do corte."

 

-Sebastião Salgado

37 A refinaria São Martinho fabrica combustível a partir do álcool da cana-de-açúcar, produzindo mais de 11 biliões de litros por ano, ou 200 000 barris por dia. Em 1987, 90 por cento dos carros no Brasil tinham sido fabricados ou modificados para usar álcool como combustível, e, hoje, a major parte dos automoveis ainda trabalha a álcool. Contudo, apenas 10 por cento dos novos carros vendidos utilizam alcool, visto o govemo ter reduzido os subsídios para o álcool de cana, e também por causa do custo inferior e da maior eficácia da gasolina durante o Invemo. Contudo, o álcool de cana continua a ser importado e é mais misturado com a gasolina do que o chumbo. Pradópolis, São Paulo, Brasil, 1987.

xitizap # 35

Água com Açúcar

cluster do amendoim II

Trabalho

saga HCB e as cheias

astro stuff

soltas