xitizap # 23

USD 833  milhões

Oklo—reactor nuclear

O Xenon e Gaia

Paparoca Frankenstein II

fotofolio Filipe Moreira

rapidinhas

xitizap # 23

USD 833 milhões

oklo - reactor nuclear

o Xenon e Gaia

paparoca frankenstein II

fotofolio Filipe Moreira

rapidinhas

 

   rapidinhas

xitizap # 23

fevereiro 2006

 

custou … mas foi

 

Sistema Sul 110 kV: Maputo - Inhambane

 

Em recente comentário à TVM (30 Dez 2005), o novo PCA da EDM (Electricidade de Moçambique) admitiu que as deficiências de qualidade do sistema 110 kV (aprox 30 milhões USD investidos em 2002/3) só poderão vir a ser resolvidas no quadro de “uma intervenção correctiva” que a EDM planeia promover a curto prazo.

 

Recordo que a deficiente qualidade técnica deste importante sub-sistema Sul havia sido por mim prevista muitos meses antes de estes novíssimos investimentos entrarem em serviço. Uma previsão que, embora baseada numa sucinta análise do design adoptado pela EDM e seu projectista, havia sido oportunamente comunicada à anterior administração EDM (leia xitizap # 22).

 

Lamentavelmente, neste longo entretanto (Abril 2003 – Dezembro 2005), e mau grado as substanciais evidencias demonstrando a deficiente relação custo/qualidade deste investimento 110 kV - e a preocupante acumulação de prejuízos emergentes - a velha administração EDM que cessou funções em Novembro 2005 recusou-se sempre a admitir a questão – quanto mais a discuti-la, tecnicamente.

 

Embora não conheça quaisquer detalhes quanto à “intervenção correctiva” que a EDM planeia, apraz-me registar a clareza e sinceridade com que o novo PCA da EDM admitiu a questão da má qualidade de funcionamento do dito sistema de sub-transmissão – o que, desde logo, é meio-caminho andado para que se possa resolver o problema. E melhor preparar os inúmeros investimentos 110 kV que a EDM tem em curso no norte e centro de Moçambique.

 

josé lopes

 

ps – foi interessante reparar no esforço de “prontidão técnica” recentemente promovido pela EDM aquando das quadras festivas. E porque os resultados parecem ter sido muito bons, e porque tal é possível, que tal promover essa condição a standard de referência quotidiana?

 

novos Sinais de Trânsito em Maputo

 

Se por acaso você pensava que o trânsito em Maputo já havia atingido o seu pico caótico, DESENGANE-SE !

 

Vem aí um novo labirinto para o tráfego automóvel que aposta no sentido único.

 

Entretanto, os novos e fragilíssimos sinais de trânsito desde há semanas que permanecem envoltos em plástico – mas ainda não é claro se é por vergonha, ou se por qualquer outra razão.

 

logo que o Conselho Executivo de Maputo os destape, xitizap promete-lhe um mapa google … e algumas contas sobre o induzido consumo de combustível.

 

da Mozal para o nuclear PBMR

 

A equipa do projecto de demonstração dos pacotes nucleares sul-africanos PBMR (pebble-bed modular reactor) foi reforçada com uma aquisição de peso.

 

Embora não se conheça o valor do passe do novo director do projecto, sabe-se que, entre 1998 e 2000, Brent Hegger exerceu idênticas funções na construção dos smelters Mozal em Moçambique, depois de uma passagem (1993/95) pelo smelter da BHP Billiton em Hillside (RSA). Recorde-se que, entre 2000 e 2003, Brent Hegger dirigiu o programa de expansão alumineira da BHP Billiton, após o que se envolveu na direcção do desenvolvimento do complexo de alumínio Koni (SUAL) na Rússia.

 

Do mega-consumo de energia alumineira para a produção de energia nuclear esta é uma carreira que faz um notável sentido.

Text Box: corrida ao Carvão na África Austral

No curto espaço de 2 semanas surgiram duas novas iniciativas para a construção de mega-Centrais Térmicas à boca de grandes minas de carvão – no Botswana primeiro (2400 – 3600 MW) e na vizinha Swazilandia depois (1000 - 2000 MW).

Ambas iniciativas estão ainda em fase de análise de viabilidade quanto à sua penetração no mercado sul-africano de electricidade.

 

o parafuso e a Central Nuclear de Koeberg

 

a Eskom anunciou que o responsável pela retirada de serviço de um dos dois reactores nucleares em Koeberg (RSA) foi … um parafuso.

 

Num recente press release, a Eskom informou que o famigerado parafuso danificou, não só mais de metade dos enrolamentos (barras) do estator do gerador no. 1, mas também os vários sistemas de refrigeração do estator e rotor.

 

Ainda segundo a Eskom, nem a turbina nem o reactor nuclear do gerador no. 1 foram afectados pelas piruetas do parafuso, mas as melhores expectativas sugerem que as reparações levarão mais de 3 meses.

Pentagon: click e leia
3 anos de xitizap

nota sobre " usos justos "

 

esta webpage poderá conter imagens e citações sujeitas a direitos de autor, cuja utilização não haja sido especificamente autorizada pelo proprietário desses direitos. XITIZAP torna esta webpage disponível na tentativa de fazer avançar o entendimento da sustentabilidade ecológica e outras questões de justiça ambiental. XITIZAP considera que isto constitui uma utilização justa do material sujeito a direitos de autor tal como prescrito nas secções relevantes das leis planetárias.

Contudo, se porventura XITIZAP houver utilizado involuntariamente qualquer material sujeito a direitos de autor, solicita-se ao detentor desses direitos que traga o assunto à nossa consideração por forma a que o devido reconhecimento seja feito.

Caso V. Excia. queira utilizar materiais eventualmente sujeitos a direitos de autor para propósitos que ultrapassem um "uso justo", deverá então obter permissão por parte do detentor desses direitos.

xitizap

é uma iniciativa editorial privilegiando a energia e a sustentabilidade ambiental

… a divulgação da astronomia, e outros tópicos da ciência popular

sugestão à EDM e outros plantadores de armários

 

porque não convidar artistas ?

 

talvez assim ninguém estragasse os ditos armários