este ou oeste ?

 

Norte ou Sul?

 

 

inversões geo-magnéticas

 

A maior parte de nós gosta de vidas estáveis.

 

Especialmente quando se trata de fenómenos planetários – como o Sol nascer todos os dias, ou as estações do ano por exemplo.

 

Por isso, poderá ser um pouco desconfortável ir sabendo que tais fenómenos são inerentemente instáveis ... e imprevisíveis.

 

Como no caso do campo magnético da Terra que, de quando em quando, inverte a sua polaridade. Altura em que a bússola magnética, que sempre apontou Norte, passa a indicar Sul.

 

Entretanto, talvez lhe dê algum conforto saber que estas inversões acontecem pouco frequentemente – em média a cada 250,000 anos. Contudo, importa notar que há mais de 700,000 anos que elas não ocorrem.

 

Por isso mesmo ... ATENÇÃO !

Pode estar alguma a caminho.

 

Rick Groleau

astro stuff

xitizap # 14   agosto 2004

quão frequentes são as Inversões Geomagnéticas ?

 

desde os tempos de Albert Einstein que os cientistas têm tentado definir um padrão de ocorrencia para as inversões geomagnéticas. Na verdade, Einstein uma vez escreveu que, em Física, um dos mais importantes problemas por resolver se centrava no campo magnético da Terra. O campo magnético do nosso planeta varia com o tempo, indicando que não é um elemento estático...

leia mais (printer friendly)

Text Box: extractos de artigos sobre Inversões Geomagnéticas

 

Revelada uma alteração rápida do Campo Magnético da Terra

NewScientist.com    April 7, 2004

leia mais (printer friendly)

o dínamo da Terra

este ou oeste ?

Alternância da polaridade magnética da Terra

 

O campo magnético interno da Terra inverte-se, em média, a cada 300,000 a 1 milhão de anos. Em termos de tempo geológico, esta inversão é muito súbita e aparentemente ocorre em cerca de 5,000 anos. O tempo entre inversões é muito variável, às vezes menos de 400,000 anos e outras vezes tanto como 35 milhões de anos. Ainda não foram descobertas regularidades ou periodicidades. Um longo intervalo de uma polaridade pode ser seguido por um curto intervalo de polaridade oposta.

 

leia mais (printer friendly)

a causa do campo magnético da Terra ainda não é conhecida com rigor, mas é possivelmente explicada pela teoria do dínamo.

leia mais (printer friendly)

 

Inversões Geomagnéticas – o papel do manto da Terra

Steven Earle (1999)

Earth Science News (www.mala.bc.ca)

 

 

Há muito que é postulado, e é hoje largamente aceite, que o campo magnético da Terra tem origem na parte liquida do núcleo exterior

leia mais (printer friendly)

xitizap # 14

olimpíadas de inverno

este ou oeste ?

geodínamo

farmo - culturas

links & downloads