Text Box: astro stuff

 

em Maputo, o Voltaren desapareceu das farmácias, e só há dias percebi porquê.

 

Antecipando-se à meia Maputo que observa os céus, uma conhecida ONG decidiu açambarcar todo o stock analgésico e desenhar um multilateral programa de mitigação dos torcicolos previstos para esta fase do calendário astronómico.

 

De facto, não é caso para menos. Repare-se:

 

·  eclipse total da Lua a 4 de Maio

·  cometas C/2001 Q4 (NEAT) e C/2002 T7 (LINEAR) - Maio e Junho

·  trânsito de Vénus - 8 de Junho

·  rendez-vous Cassini /  Saturno

 

cá por mim, sai uma esteira e binóculos …

 

zeca bamboo,    maio 2004

 

cores nos anéis de saturno

 

à distancia de 8.9 milhões de kilómetros de Saturno, a Voyager 2 obteve esta imagem que, após melhoramento, mostra as possíveis variações na composição química das diversas zonas dos anéis.

visualização artística

nave Cassini em aproximação a Saturno

Huygens flutuando na noite de Titan

 

esta visualização artística mostra a sonda Huygens (a ser lançada em breve pela nave Cassini) flutuando num lago de metano/etano em Titan. Os hidro-carbonos produzidos nesta atmosfera acabarão por condensar-se … e caír como chuva na superfície desta lua de Saturno.

 

imagem - Gregor Kervina, Ljubljana, Slovenia

 

trânsito de Venus

 

o trânsito - ou passagem de um planeta frente ao Sol - é uma ocorrência relativamente rara. Da Terra, incluindo Maputo, só se podem observar trânsitos de Mercúrio (check xitizap # 5) e de Venus.

 

entretanto, Fred Espenak informa que:

 

em média, só acontecem 13 trânsitos de Mercúrio por século. Em contraste, os trânsitos de Venus acontecem aos pares – separados por mais de 100 anos.

Note-se que não há humanos vivos que tenham visto um trânsito de Venus – o último aconteceu em 1882. Uma situação que se alterará porque Venus transitará o Sol a 8 de Junho 2004. Um acontecimento que será largamente visível em África, Europa e Ásia.

Os principais acontecimentos que ocorrem durante um trânsito são convenientemente caracterizados por contactos – análogos aos que ocorrem durante um eclipse anular do Sol.

 

Observar o trânsito

 

Dado que o diâmetro aparente de Venus é próximo de 1 arco-minuto, será possível observar o trânsito sem magnificação óptica – MAS USANDO FILTROS SOLARES. Como é óbvio, todos os binóculos e telescópios deverão usar filtros adequados à observação do Sol. Os amadores poderão dar contribuições científicas ao cronometrarem os 4 contactos do trânsito de Venus.

 

Para mais informações check:

http://www.eso.org/outreach/eduoff/vt-2004/

 

http://www.sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/transit/transit.htm

 

 

em Maputo

 

o trânsito iniciar-se-á às 05:17:10 UT. O máximo eclipse acontecerá às 08:23:29.7 UT e a fase total/anular durará 333.77 minutos.

 

xitizap promete estar atento

caça ao cometas

 

dois cometas cruzam a noite em Maputo

 

pouco emplumados ainda,

ambos são visíveis a olho-nú nas periferias escuras - e especialmente em zonas rurais. Com binóculos é coisa fácil - mesmo em Maputo.

 

Os astrónomos designaram-nos como Cometa C/2001 Q4 (NEAT) - descoberto pelo sistema NEAT a 24 agosto 2001 - e Cometa C/2002 T7 (LINEAR) - detectado a 14 outubro 2002 pelo Lincoln Near Earth Asteroide Tracking.

 

apesar de o cometa Q4 ter sido facilmente observável,

espera-se que o T7 exponha um espectáculo mais eloquente - na primeira semana de Junho.

 

XITIZAP tem estado a bater chapas.

entretanto …  faça um esforço

devida vénia a

 

www.astronomy.com

xitizap # 12

a HCB & outras dívidas

conversas da treta

contabilidade criativa

mozal - acta pessoal # 1

mozal - acta pessoal # 2

astro stuff

canapés de titânio

links & downloads