xitizap # 40

SoS sul-africano

metamorfose HVAC

gerações distribuídas

planning assumptions

Massingir e os Crocs

soltas

 

Falta de Água vira drama em Massingir

in Notícias (set 13)

 

Mais de 6,000 famílias continuam a enfrentar enormes dificuldades no abastecimento de água após a destruição de sistemas públicos de distribuição causada pelo recente acidente na barragem de Massingir.

 

Em declarações ao Notícias, <<Emília Mapsanganhe, administradora do distrito de Massingir, lamentou o facto de, neste momento, estar-se a viver um verdadeiro drama por causa da falta de água potável para o consumo, cuja distribuição tem estado a conhecer desde Maio último, muitas restrições na sequência do incidente (sic) ocorrido na estrutura da Barragem de Massingir.

 

Para se minimizar a situação, as autoridades decidiram recorrer a um furo bastante antigo, que tem estado, entretanto, a funcionar com muitas  dificuldades para fazer face à demanda, com a agravante de possuir algum  teor de sal.

 

Emília Mapsanganhe salientou que a carência de água potável tem estado a obrigar as pessoas a recorrerem à que se encontra disponível na albufeira.

 

“Para prevenirmos uma eventual eclosão de diarreias, ou mesmo de cólera, temos estado a colocar à disposição das populações cloro em todos os seis bairros da vila. Tudo está sendo feito por forma a se encontrar o mais rapidamente possível, uma solução definitiva para o problema,” garantiu-nos a administradora  de Massingir.>>

 

 

comentário xitizap:

 

Continuo a não conseguir ter acesso às análises da água que se vai bebendo e agricultando a jusante de Massingir – nem via sites da DNA, ARA-SUL, MICOA e MISAU, nem via media locais.

 

Por falta de laboratórios não será certamente já que, segundo o BAD, o financiamento de Massingir contemplava vários – incluindo um de análise de Metais Pesados ; dado o tipo de sedimentos que andam por esta albufeira, isto é coisa que continua a preocupar-me. Muito!

 

Especialistas britânicos em Massingir

 

(set 11) O semanário O País reporta que, nos próximos dias, chegará a Moçambique uma equipa de especialistas ingleses contratados pelo Governo com o objectivo de procederem a “uma investigação de fundo” ao grave acidente que ocorreu na barragem de Massingir a 22 de Maio 2008.

 

Mistério dos crocodilos ainda por resolver

 

O SANParks continua a trabalhar no sentido de se determinar a causa da morte de mais de 150 crocodilos no Kruger Park (Rio dos Elefantes).

 

Em resposta a uma questão parlamentar, Marthius van Schalkwyk, Ministro dos Assuntos Ambientais da África do Sul, referiu há dias que “os resultados post mortem mostravam que os répteis morreram de pansteatitis”.

 

O ministro referiu ainda que “se pensa que a recente subida de níveis na barragem de Massingir terá jogado um papel no caso”, mas considerou improvável a hipótese de “envenenamento deliberado dos crocodilos por pescadores moçambicanos … a patologia observada não é consistente com um envenenamento deliberado”.

 

leia mais

 

IX CONGRESSO DE GEOQUÍMICA DOS PALOP

Praia, 15 a 20 de Março de 2008

 

F. Dai Kin, L.P. Nhamundo e N.J. Gulamussen

 

Efeito de metais pesados sobre a qualidade das

águas da Barragem de Massingir, província de

Gaza, Moçambique